RoHS e conformidade “Lead Free”.
As regulamentações RoHS são projetadas para limitar ou eliminar substâncias que são perigosas para o meio ambiente e para as pessoas. O lixo eletrônico tratado de forma inadequada apresenta riscos ambientais e de saúde. A diretiva RoHS também tem como objetivo aumentar a quantidade de lixo eletrônico que é tratado de forma adequada e reduzir o volume que vai para o descarte.
Os regulamentos RoHS (Restrição de Uso de Substâncias Perigosas) limitam substâncias específicas – chumbo, cádmio, bifenil polibromado (PBB), mercúrio, cromo hexavalente e éter difenílico polibromado (PBDE) retardadores de chama – em equipamentos elétricos e eletrônicos.
A RoHS afeta a qualidade de placas PCB’s?
RoHS não é um padrão de qualidade, e o simples fato de que as placas são compatíveis com RoHS não contribui para a sua qualidade. RoHS, ou mais familiar ‘Lead Free’, (sem chumbo), cria um sério efeito na fabricação e soldagem de PCB’s. O fato de que as placas são soldadas em temperaturas mais altas requerendo mudanças em seu processo de fabricação.
Diretivas RoHS e RoHS2
O Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia criaram um programa que normaliza a restrição e a utilização de substâncias perigosas na UE, ao mesmo tempo que contribui para a proteção da saúde humana e do ambiente. A UE publicou a Diretiva 2002/95 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de janeiro de 2003 sobre a restrição do uso de certas substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrônicos e a Diretiva 2011/65 / UE do Parlamento Europeu e de o Conselho de 8 de junho de 2011 sobre a restrição da utilização de certas substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrônicos. Essas diretivas são comumente chamadas de diretivas RoHS e RoHS2.